RSS

Hoxha — Rejeitar as teses revisionistas do XX Congresso do PCUS

Rejeitar as Teses Revisionistas do XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética e a Posição Anti-Marxista do Grupo de Krushchev! Defender o Marxismo-Leninismo!

Discurso em nome da
Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Albânia
Conferência de 81 Partidos Comunistas e Operários
Moscou

16 de novembro de 1960

Publicado pela primeira vez documentos-chave do Partido do Trabalho da Albânia, t. III, 1970, ed. albanesa.
Fonte: http://www.marx2mao.com/Other/RRT60.html

Queridos Camaradas!

A Conferência dos Partidos Comunistas e Operários tem um significado histórico para o movimento comunista internacional, e procede a uma análise detalhada da situação política internacional, faz o balanço de acertos e erros que podem ter sido testada em nosso caminho e nos ajuda a determinar com mais clareza a linha que seguir agora para alcançar novos sucessos em favor do socialismo, do comunismo e à paz.

A existência do campo socialista liderado pela União Soviética é agora uma realidade. O movimento comunista, em geral, tem se expandido, reforçado e endurecido. Ao redor do mundo comunista os partidos operários se tornaram uma força colossal que conduz a humanidade para a frente em direção ao socialismo e à paz.

À medida que o projeto de declaração que foi preparado enfatiza, o nosso campo socialista é mais poderoso que o imperialista. O socialismo cresce cada dia mais forte, enquanto o imperialismo enfraquece e se deteriora. Devemos fazer uso de todos os nossos meios e exercer todos os nossos esforços para acelerar este processo. Isto acontecerá se permanecermos com lealdade e sem hesitação pelo marxismo-leninismo e aplicá-lo corretamente. Caso contrário, retardaremos este processo, porque estamos enfrentando um inimigo feroz — o imperialismo, encabeçado pelo norte-americano, que temos que superar e aniquilar.

Queremos a paz, enquanto o imperialismo não a quer e se prepara para uma terceira guerra mundial. É preciso lutar com todas as nossas forças para evitar uma guerra mundial e para trazer o triunfo no mundo de uma paz justa e democrática. Isto acontecerá quando o imperialismo terá sido forçado a se desarmar. O imperialismo não vai desarmar de sua livre vontade. Para acreditar em qualquer coisa do tipo é apenas para enganar a si mesmo e aos outros. Portanto, devemos enfrentar o imperialismo com a colossal força econômica, militar, moral, política e ideológica do campo socialista, bem como com a força combinada dos povos em todo o mundo. Devemos sabotar por todos os meios a guerra que os imperialistas estão preparando.

O Partido do Trabalho da Albânia não guardou nem nunca guardará segredo de sua população nessa situação e da ameaça do imperialismo a humanidade amante da paz ameaçador. Podemos assegurar-lhe que o povo albanês, que detesta a guerra, não foi alarmado com esta ação correta de seu partido: ele não se tornou pessimista nem foi marcando o tempo, tanto quanto a construção do socialismo está em causa. Ele tem uma visão clara do seu futuro e trabalha com total confiança, estando sempre em guarda, mantendo a picareta em uma das mãos e o rifle na outra.

Nós mantemos a visão de que o imperialismo norte-americano deve ser impiedosamente exposto política e ideologicamente. Em nenhum momento devemos permitir bajulação ou suavidade para o imperialismo. Nenhuma concessão de princípios deve ser feita ao imperialismo. Táticas e compromissos da nossa parte deve ajudar a nossa causa, não a do inimigo.

Diante de um inimigo implacável, a garantia para o triunfo de nossa causa reside na nossa unidade completa, que será assegurada através da eliminação das divergências ideológicas profundas que têm sido manifestadas, e baseando essa união em bases marxista-leninista, na igualdade, na fraternidade, em um espírito de camaradagem e do internacionalismo proletário. O nosso partido é de opinião que, não só não devemos ter qualquer divisão ideológica, mas que devemos manter uma posição política unificada sobre todas as questões. Nossa tática e estratégia para o inimigo devem ser trabalhadas por todos os nossos partidos, com base em princípios marxista-leninistas, no correto critério político em conformidade com as situações concretas existentes.

Nosso campo socialista, liderado pela gloriosa União Soviética, tornou-se uma força colossal de todos os pontos de vista, tanto quanto à sua economia e cultura, bem como ao seu potencial militar. No centro dos sucessos, no centro da força do nosso acampamento encontra-se a colossal força moral e política, econômica, cultural e militar da União Soviética. Os sucessos na indústria, agricultura, educação e cultura, na ciência e no campo militar na União Soviética são excepcionalmente grandes. Ao mesmo tempo, elas são de ajuda imensurável para a realização dos grandes sucessos nos outros países do campo socialista.

CONTINUA…

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: