RSS

Quanto custa um banqueiro? – Resposta ao Bom Dia Brasil

13 abr

Por Rafael Rezende “Broz”

O “Bom Dia Brasil”, programa matinal da Rede Globo, hoje exibiu uma matéria que, baseada em um estudo do Portal Transparência Brasil, afirmava que nosso país tem o legislativo mais caro do mundo. Sinceramente não acompanhei a metodologia do estudo, mas para fins ilustrativos vamos toma-la como correta. Rapidamente o vídeo se espalhou pela internet e os “contribuintes” (alguns deles sonegadores) revoltados lançaram mensagens de ódio direcionada para Brasília. Estava concluído o trabalho imbecivilizatório da emissora: a generalização burra e despolitizante do pensamento “todos os políticos são iguais” e “odeio política”.

Concordo plenamente que é um absurdo o custo do legislativo no Brasil. A democracia tem um preço e deve ser pago, mas não precisa ser isso tudo! Agora vamos olhar por outro lado. Se, segundo o estudo, um deputado custa 6 milhões por ano, pelos meus cálculos a Câmara custa aproximadamente 3,5 bilhões/ano. Surreal, mas você não perde por esperar. Sabe quanto custam os banqueiros aos cofres da união? Mais de 1 trilhão ao ano! Do seu dinheiro contribuinte! É isso que o governo gastará em 2011 com o pagamento de juros de dívidas muitas vezes já pagas. Questionamento do lucro dos banqueiros você (jamais verá) na telinha da Globo.

Se eu puder humildemente dar uma dica, ela seria: reclame sim do alto custo do parlamento, no entanto não pare por aí. Em vez de de repetir o senso comum sobre os políticos, que tal acompanhar o trabalho do seu candidato e cobra-lo para que produza, uma vez que custa tão caro? E por fim, não esquecer que atrás de toda a ideologia transmitida pela mídia há interseres escusos. Um exemplo vimos aqui; é já desgastada retórica de culpar a corrupção e os altos salários dos políticos (ambos execráveis mas não culpados) pelo nosso subdesenvolvimento. As altas taxas de juros, verdadeiras responsáveis pelo Estado gastar trilhões com banqueiros ao invés de com programas sociais, são sempre defendidas no mesmo Bom Dia Brasil.

Do Blog O Fantástico mundo de Broz

 
Deixe um comentário

Publicado por em 13/04/2011 em Marxismo, Notícias

 

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: