RSS

Cuba anuncia primeira vacina contra câncer de pulmão

10 jan

Foi criada e registrada em Cuba a primeira vacina contra câncer de pulmão, com a qual mais de mil pacientes já receberam tratamento, anunciou nesta segunda-feira o jornal oficial “Trabajadores”. São os frutos de uma medicina que foca no bem estar da população e não possui uma indústria gananciosa e capitalista por trás, que força o povo a pagar uma fortuna por tratamentos e exames, que podem salvar vidas. Pelo menos em algum lugar do mundo o lucro não é colocado acima das pessoas; estas para o capitalismo não passam de uma fonte de riqueza e exploração.

“Foram mais de 15 anos de pesquisas”, disse ao semanário “Trabajadores” Gisela González, chefe do projeto desta vacina – denominada CimaVax EGF, cujo objetivo é transformar o câncer de pulmão avançado em uma doença crônica controlável.

“A vacina é baseada em uma proteína que todos temos: o fator de crescimento epidérmico, relacionado com os processos de proliferação celular, que quando há câncer estão descontrolados”, detalhou.

González explica que o organismo tolera “o próprio” e reage contra “o estranho”, por isso tiveram que fazer “uma composição que conseguisse gerar anticorpos contra esta proteína”.

“Uma vez que o paciente termina o tratamento com radioterapia ou quimioterapia e é considerado um paciente terminal sem alternativa terapêutica, neste momento é aplicada a vacina, que ajuda a controlar o crescimento do tumor sem toxicidade associada, e pode ser usada como um tratamento crônico que aumenta a expectativa e a qualidade de vida do paciente”, ressaltou.

“Igualmente se avalia a forma de empregar o princípio desta vacina em outros tumores sólidos (em próstata, útero e mama), que podem ser alvo deste tipo de terapia. Existem resultados importantes, mas é preciso esperar”.

Brasileiros ficam entusiasmados com
vacina cubana contra câncer de pulmão

Produto é capaz de inibir o crescimento do tumor

Do R7, com Jornal da Record
“Cuba registrou a primeira vacina terapêutica contra o câncer de pulmão nesta semana, após testar sua eficácia em mais de 1.000 pacientes. Não foram registrados efeitos colaterais.A vacina nomeada CimaVax EGF foi criada após mais de 15 anos de pesquisas. A chefe do projeto, Gisela González, do Centro de Imunologia Molecular de Havana, explicou que a vacina oferece a possibilidade de transformar o câncer avançado em uma “doença crônica controlável”.

O registro permite usar a vacina maciçamente no país e “atualmente ele avança para outras nações”, disse a especialista.

– A vacina é baseada em uma proteína que todos temos e que está relacionada com os processos de proliferação celular. Quando há câncer, [essa proteína] está descontrolada.

Gisela explica que foi preciso elaborar uma vacina que produzisse anticorpos contra essa proteína, que já é própria do organismo.

A vacina é aplicada no momento em que o paciente conclui a terapia com radioterapia e quimioterapia. Ela ajuda a controlar o crescimento do tumor sem causar toxicidade, explica a pesquisadora.”

http://videos.r7.com/r7/service/video/playervideo.html?idMedia=4d5944919dfc1bf61d9acc7a&idCategory=66&embedded=true

 
Deixe um comentário

Publicado por em 10/01/2011 em Marxismo, Notícias

 

Tags: , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: