RSS

Crise aumenta a procura pelas obras de Karl Marx

23 dez

A recente crise mundial foi um  incentivo para a procura das obras socialistas, em especial “O Capital” de Karl Marx, no qual ele praticamente refuta as bases fundamentais o capitalismo.
Na cidade São Paulo grandes livrarias já esgotaram a venda de exemplares das obras em menos de um mês. Na Livraria Cultura por exemplo, as dez únicas obras que haviam na loja esgotaram em menos de 15 dias.

Esse fenômeno também ocorre em outros países. Na Alemanha, por exemplo, a procura pelo livro aumentou cerca de 300%. A editora Karl Dietz, uma das maiores dedicadas a livros de esquerda já vendeu, somente este ano, 1,5 mil cópias de “O Capital”. As vendas mensais superaram o que antes eram as vendas ANUAIS.

Para David Bamford, da BBC, a população vê a crise atual como um fracasso do capitalismo e que a obra de Marx poderia ajudar a entender o que deu errado.

Além da venda de livros, aumentou para 40 mil o número de visitas à cidade natal de Marx, Trier. O curador do museu da cidade afirmou que já perdeu as contas de quantos visitantes ele ouviu dizer que Marx estava certo em suas críticas ao capitalismo.

Esse fato reflete uma evolução no pensamento da sociedade, ainda que lenta e gradual. Mais pessoas estão preocupadas com a crise; mais pessoas começam a pensar seriamente sobre o capitalismo, lendo sobre política e economia. Resultado: força às ideias contestadoras e conscientização política.

Que esses números aumentem ainda mais!

Por “S.G.B.D.”

 
Deixe um comentário

Publicado por em 23/12/2009 em Marxismo, Notícias

 

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: